quarta-feira, 18 de julho de 2012

Trabalho voluntário

Existem muitas pessoas que ainda não dão nenhuma credibilidade ao trabalho voluntário. Mas, quem já praticou pode afirmar o quanto é gratificante. Além de fazer um bem enorme para toda a sociedade, é uma ótima oportunidade para o seu crescimento profissional.
O trabalho voluntário contribui principalmente, para ajudar pessoas marginalizadas a terem uma chance na sociedade. Porém, ele está aberto para todas as pessoas que gostam e sentem vontade de participar, por isso não são em todos os voluntários que se pode afirmar um índice de marginalização. Embora esses voluntários não esperem nada em troca do seu trabalho, ele pode sim, vir a ser importante na carreira profissional de uma pessoa.

Quando uma pessoa decide ajudar e fazer parte desse grupo, ela não precisa exatamente, ser especialista em uma coisa, o que conta mesmo, é o prazer em ajudar. Qualquer um pode participar e contribuir de algum jeito. Qualquer coisa que a pessoa faça, irá fazer bem a outra pessoa.
O voluntariado não tem nada a ver com fazer um serviço por obrigação. São serviços prestados por vontade própria da pessoa. No Brasil, durante um grande período, o trabalhado voluntário foi concentrado na área da saúde e no atendimento de crianças carentes. Claro que a ajuda a pessoas com certo tipo de necessidade é essencial, mas hoje o trabalho voluntário volta-se, também, para a área da educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, etc. Você tem passe livre para escolher em qual dessas áreas você deseja ajudar, e como quer fazer. Cada um contribui de acordo com a sua possibilidade, porém, quando o trabalho está relacionado com alguma instituição, sendo ela hospital, escola ou biblioteca, ele deve ser praticado de acordo com as necessidades e procedimento da instituição.

Além de que, esse tipo de trabalho permite que o voluntário pratique atividades que não são inclusas no seu dia a dia normal, o trabalho voluntário permite que o profissional acabe desenvolvendo habilidades que não são estimuladas em outros ambientes, fazendo com que você se torne um profissional diferenciado. E lógico, não podendo esquecer que esse trabalho contribui, também, para o crescimento interior do próprio individuo.


 Uma pessoa que decide fazer parte desse trabalho em prol do melhor para toda a sociedade, além de estar ajudando outras pessoas, está fazendo um grande bem a si próprio.

0 comentários:

Postar um comentário