terça-feira, 10 de julho de 2012

Como construir ou reformar pensando em pessoas idosas.

Quando pensamos em mobiliar uma casa, além de ser um lugar onde desejamos ter conforto, tranquilidade e segurança, precisamos considerar que a casa deve ser adaptável à rotina dos moradores, ainda mais, quando estes são pessoas idosas que precisam de todos os cuidados possíveis.Os idosos precisam de cuidados especiais, em alguns casos é preciso fazer algumas adaptações para deixar o ambiente mais funcional, com todos os espaços montados de acordo com as limitações que a idade traz. Então vamos dar algumas dicas para que você consiga adaptar sua casa, de acordo com as limitações dos anciãos da sua família:
Revestimento do chão: Como alguns idosos não têm muito equilíbrio e flexibilidade, é normal que ocorram algumas quedas, podendo agravar uma doença ou até danificar alguma parte do corpo. A melhor forma de prevenir esses tipos de problemas é instalando pisos antiderrapantes no chão, construindo superfícies mais firmes para o deslocamento deles.


No banheiro: O banheiro normalmente é o principal cenário de acidentes com idosos, tudo isso por que a maioria dos pisos são lisos e escorregadios, e nem sempre têm uma estrutura adaptada. Procure instalar no banheiro barras de ferro para facilitar o movimento dos idosos, e coloque um vaso sanitário mais alto. Se no ambiente existem objetos perigosos, como itens de vidro, retire. Se os cômodos da casa forem divididos em andares, procure situar o banheiro no primeiro andar da casa.
Outros cômodos da casa: Se possível, evite escadas longas e cheias de curva, se na casa já houver escadas, instale corrimãos para melhor movimentação dos mais velhos. Os cômodos devem ser bem espaçosos e em algumas áreas da casa deve haver suporte para facilitar o livre acesso dos idosos pela casa.  Para evitar as quedas, ou outros perigos, os moveis não devem ter quina e devem ser fixos no chão. Esse tipo de medida, evita ferimentos caso os idosos procurem ajuda no item mobiliário.



Adaptações indicadas: Se na sua casa tem escadas, procure estar substituindo alguns degraus por rampas, tronando o lar mais seguro. Construa janelas mais amplas, e procure usar cortinas para facilitar a entrada de luz dentro do ambiente. Procure manter os objetos de uso em lugares nem muito altos e nem muito baixos, sempre sob medida. Na hora de decorar a casa, evite qualquer tipo de acessório que possa causar quedas e lesões aos idosos, como vasos de plantas e esculturas. Evite ao máximo dificultar o acesso às coisas e idas aos ambientes.
Com essas dicas você conseguirá montar um ambiente perfeito e mais seguro para os idosos.

0 comentários:

Postar um comentário