segunda-feira, 17 de março de 2014

Receita de Naked Cake

O naked cake é daqueles bolos que param a festa! Quando chega, todos querem admirar a beleza desse bolo que dispensa coberturas e, claro, comentários. O rendimento é para uma assadeira e basta dobrar as quantidades para ter o número de 'andares' de sua preferência. Com a receita na mão só falta escolher a ocasião e separar os ingredientes!


Ingredientes:
4 xícaras de açúcar
4/3 de óleo vegetal
1 copo (225 ml) de água
1 colher (chá) de café instantâneo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
2 copos de creme de leite fresco / gelado (ou 1 garrainha)
4 xícaras de farinha de trigo
2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento
4 xícaras de chocolate em pó
10 unidades de morango
1 caixinha (200g) de amora
2 caixinhas (300g) de mirtilo (blueberry)
Açúcar impalpável (para polvilhar)

Utensílios:
2 assadeiras de 29cm de diâmetro
1 prato de bolo superior a 30cm de diâmetro


Modo de preparo:
Separe as gemas das claras dos ovos e reserve as claras. Em uma batedeira, bata o açúcar com as gemas até esbranquiçar. Logo em seguida, acrescente a farinha de trigo, bicarbonato, fermento, sal, baunilha, chocolate e o café, misturando tudo delicadamente. Bata as claras em neve e acrescente à massa.

Bata o creme de leite (gelado) até virar um chantilly e reserve. Despeje a massa (metade da massa em cada assadeira) nas assadeiras untadas com manteiga e farinha de trigo e leve ao forno preaquecido por 40 minutos. Espete um palito ou garfo para verificar se a massa está pronta após esse período. Com as massas do bolo assadas, corte-as pela metade para criar mais duas camadas de bolo.

Montagem do bolo 'naked cake':
Coloque a primeira camada de massa no prato de bolo, espalhe o chantilly pela superfície da camada e acrescente as frutas a seu gosto, picadas ou inteiras. Repita o procedimento até completar as quatro camadas de bolo e termine a última camada com muito chantilly e com as frutas no topo. Polvilhe todo o bolo com açúcar impalpável.

0 comentários:

Postar um comentário