terça-feira, 4 de setembro de 2012

Móveis MDF e MDP.


A hora de escolher os móveis para sua casa nem sempre é uma tarefa tão fácil, primeiro precisamos medir o espaço que possuímos e depois temos que buscar o melhor material e acabamento. Sempre levando em consideração sempre o valor final da escolha. A madeira maciça por sua vez tem a qualidade indiscutível, porém é bem mais onerosa, chega a custar quatro ou até cinco vezes mais do que o MDF e o MPD.
O MDF (Medium Density Fiberboardy ou fibra de média densidade) é produzido a partir da transformação das toras de madeira em fibras misturadas a resinas, enquanto a madeira maciça é a própria tora de madeira trabalhada (ex: mogno, cedro, cerejeira). O MDP (Medium Densyte Partycleboard ou painel de partículas de Média densidade) é feita a partir da transformação dessas toras em partículas aglutinadas entrelaçadas a resinas especiais de ultima geração, dessa forma reduz os custos da produção. Existem algumas diferenças entre esse dois tipos, o MDP possibilita a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas e formas orgânicas, como portas, laterais, praVteleiras, divisórias, tampos retos, enfim, partes verticais e horizontais do móvel

Já para entalhes e cantos arredondados usam-se o MDF, pois ele possui fibras aglutinadas o que permite maior maleabilidade, e assim conferindo maior valor comercial, ele recebe com mais facilidade a aplicação tanto de pintura quanto de PVC, tem um resultado melhor no acabamento.
Como cada um tem uma boa aplicabilidade em diferentes tipos de móveis, a junção dos dois tem um resultado bastante interessante. Em um armário, por exemplo, que a estrutura principal é reta, mas pode se abusar da criatividade no acabamento externo, o uso dos dois juntos é perfeitamente aceitável, assim a limitação que o MDP tem é compensada pelas possibilidades criativas do MDF.
Vamos para a área da Certificação ambiental, nesse ponto, a preocupação ambiental é um fator que deve ser levado bem em consideração, pois a madeira maciça esta ficando cada vez mais escassa por conta do desmatamento ilegal das florestas. Esse fator ambiental é o responsável por esses dois tipos de materiais estarem tão populares no comercio de móveis, além de serem mais baratos são provenientes de áreas de reflorestamento ambientalmente corretas e certificadas. 

0 comentários:

Postar um comentário